Como precificar produtos de forma competitiva em meio ao DIFAL 2023

Olá! O DIFAL (Diferencial de Alíquota) é um imposto que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços entre estados brasileiros. A partir de 2023, as empresas optantes pelo Simples Nacional também estarão sujeitas ao recolhimento do DIFAL

  1. A tabela do Simples Nacional é dividida em cinco anexos, cada um com alíquotas e valores a deduzir específicos para diferentes atividades empresariais.

 

  1. Para calcular o valor do DIFAL, é necessário conhecer a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do estado de origem e a alíquota do estado de destino da mercadoria.

 

  1. Quanto aos impactos da precificação de produtos levando em consideração o DIFAL, é importante destacar que o imposto pode aumentar o custo final dos produtos, tornando-os menos competitivos no mercado. Para evitar esse cenário, os empresários podem adotar algumas estratégias, como:

 

Conhecer a tabela do Simples Nacional: É fundamental que os empresários conheçam as alíquotas e valores a deduzir específicos para sua atividade empresarial. Isso permitirá que eles calculem o valor do DIFAL com precisão e evitem surpresas desagradáveis na hora de precificar seus produtos.

 

Negociar preços com fornecedores: Os empresários podem negociar preços mais competitivos com seus fornecedores, reduzindo assim o custo final dos produtos.

 

Investir em tecnologia: A tecnologia pode ajudar os empresários a reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Por exemplo, um software de gestão pode ajudar a controlar melhor os estoques e evitar perdas.

 

Oferecer promoções: Oferecer promoções pode ser uma boa estratégia para atrair clientes e aumentar as vendas. No entanto, é importante que os empresários calculem bem os custos envolvidos para não comprometer sua lucratividade.

 

Buscar novos mercados: Buscar novos mercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e reduzir os impactos do DIFAL. Por exemplo, uma empresa que atua apenas em seu estado de origem pode expandir suas operações para outros estados.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

JN DE MACEDO JUNIOR ME - CNPJ: 07.953.070/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade